Apresentação Inscrições Contato    




























Palestrantes | 54° Congresso Nacional - 10 a 12 de Novembro de 2021 - Goiânia/GO


APRESENTAÇÃO
LOCAL
PROGRAMAÇÃO
PALESTRANTES
INSCRIÇÕES
2ª VIA INSCRIÇÃO
Curso NOVO COMPREV
HOSPEDAGEM
CONTATO
PALESTRAS
FOTOS
PALESTRANTES
Alexandre Manir F. Sarquis: Graduado em Administração Pública, Engenharia e Direito, mestre em Economia, Conselheiro substituto do Tribunal de Contas de São Paulo

Allex Albert Rodrigues: Subsecretário dos Regimes Próprios de Previdência Social

Annelise Carrilho Corrêa de Castro: Auditora de Controle Externo da Secretaria de Contas Mensais de Gestão do TCM-GO. Graduada em Direito. Especialista em Administração Pública PUC-GO - com ênfase em Controle Interno e Externo

Breno Pascualote Lemos: Presidente do Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba. Já atuou como superintendente da Secretaria de Finanças de Curitiba, Coordenador de Assuntos Econômicos da Secretaria da Fazenda do Paraná. Foi executivo na área de finanças da Companhia Paranaense de Energia. Também atuou nos conselhos de administração e fiscal em empresas de diversos setores. professor da PUC/PR por dez anos, mestrado em economia pela UFPR

Carlos Henrique Firmino: Firmino é policial federal e está há vinte anos na administração pública, tendo migrado voluntariamente para o RPC (Regime de previdência complementar) em 2018. É graduado pela Escola Naval, especialista em investimentos (CEA - Anbima), mestre em Economia (Insper - SP) e doutorando em Finanças (Mackenzie-SP). Atualmente desenvolve duas frentes de trabalho, uma como professor da Academia Nacional de Polícia (ANP-DF) e outra como membro do Laboratório de Tecnologia contra Lavagem de Dinheiro da Polícia Federal (LAB-LD\PF\SP). Contribuiu na idealização do primeiro curso de investigação contra fraudes em fundos de previdência e fundos de investimentos da PF, curso onde ainda ministra aulas. Também é professor do Curso de investigação e análise financeira (CIAF), curso mais demandando da PF. Como investigador de crimes financeiros, teve participação significativa em operações de alta complexidade como a Encilhamento (2018). Participou de grupo de trabalho do Ministério da Economia para reformular legislação aplicada a investimentos de fundos previdenciários. Presidiu o Instituto dos Profissionais de Prevenção à Lavagem de Dinheiro (IPLD), entidade associativa de nível nacional promotora de eventos educacionais sem fins lucrativos. Participou da elaboração dos códigos de ética do IPLD e da Associação Brasileira de Instituições de Previdência Estaduais e Municipais (ABIPEM)

Claudia Fernanda Iten: Advogada. Assessora Jurídica da ASSIMPASC - Associação dos Institutos de Previdência de Santa Catarina. Assessora de Previdência do ISSBLU - Instituto Municipal de Seguridade Social do Servidor de Blumenau. Graduação em Direito. Pós-Graduação em Direito Processual Civil. Especialização em Direito Previdenciário do Servidor Público. MBA em Cooperativismo de Crédito. Certificação CGRPPS - Certificação de Gestores de Regime Próprio de Previdência Social /APIMEC. Certificação ICSS - Instituto de Certificação Institucional e dos Profissionais de Seguridade Social com ênfase em Administração. Membro do Conselho da OAB Subseção de Blumenau. Membro da Comissão do Pró Gestão RPPS. Membro da Comissão Permanente de Acompanhamento de Ações Judiciais Relevantes - COPAJURE

Cristiane Alkmin Junqueira Schmidt: Tem mestrado e doutorado em economia pela EPGE/FGV e foi visiting scholar na Universidade de Columbia em 2013. Antes de ocupar a Secretaria da Economia de Goiás (fazenda, planejamento e orçamento), foi Conselheira do CADE. Segue como professora da FGV (cursos de MBA) e parecerista da Revista de Direito Administrativo da FGV Direito Rio. Foi secretária-adjunta da Seae/MF no período FHC, gerente-geral de assuntos coorporativos da Embratel, economista do Ibre/FGV e do Itaú Asset, diretora do departamento econômico do Family Office do Grupo Libra. Além disso, foi diretora estratégica da Cementos Progreso e diretora da ONG Pacunam (ambos na Guatemala), e diretora do departamento econômico da Compañia de Comércio e Exportación e diretora-adjunta da Autoridad de Desarrollo Local (ambos em Porto Rico). Também foi consultora para o Banco Mundial e Nações Unidas, e lecionou no IBMEC, na Universidad Francisco Marroquín e na Universidad Rafael Landívar. É coautora com Fabio Giambiagi do livro Macroeconomia para Executivos e organizadora e autora do compêndio de livros Questões Anpec. Ganhou dois prêmios de dois artigos (de três) da sua tese de doutorado: um do IBRAC/Esso e outro da Seae/MF

Daniela Benayon: Diretora-Presidente da Manaus Previdência

Derli Antunes Pinto: Contador Sprev

Edevaldo Fernandes: Diretor Técnico da ABCPREV Gestão e Formação Economista, Consultor de Valores Mobiliários e Professor Graduado em Economia pela Faculdade de Economia, Finanças e Administração de São Paulo, com pós-graduação em Banking pela Universidade Mackenzie e no Curso para Reguladores em Mercados de Capitais pela Bovespa Educacional. Mestre em Direção e Gestão de Planos e Fundos de Pensão pela Universidade de Alcalá/OISS Madri/Espanha. Atuou como Presidente da Fundação Libertas de Seguridade Social MG (2015 até 2020), do Instituto de Previdência dos Servidores DF - IPREV/DF (2013 até 2015) e do Instituto de Previdência do Município de São Paulo - IPREM/SP (2002 até 2005). Foi Diretor de Assuntos Atuariais, Contábeis e de Investimentos na Superintendência Nacional de Previdência Complementar - PREVIC (2010 até 2013). Fundou a Escola de Formação Previdenciária Conhecimento, atuou como Conselheiro Fiscal da Aperam América do Sul - Acesita, Coordenou a ONG de Microcrédito - Crédito Popular Solidário do Município de SP e a Secretaria de Estudos Socioeconômicos dos Bancários SP. É registrado na CVM como Consultor de Valores Mobiliários, desde 2015, e possuí as seguintes certificações: CPA-20 pela Anbima e Certificado Gestor Previdenciário pelo ICSS e habilitações na PREVIC como Coordenador do Comitê de Riscos, ARPB e AETQ. Colabora com o Instituto de Previdência Complementar e Saúde Suplementar - IPCOM

Elida Pereira Jeronimo: Advogada, pós graduada em Processo Civil, MBA em Gestão de Projetos, Engenharia de Software com métodos ágeis, Especialista em Regimes Próprios de Previdencia Social, Gerente Técnica da Agenda Assessoria, possui certificação em Scrum Master, Scrum Developer pela Scrum Alliance, Leader Coach pelo Instituto brasileiro de Coaching e Agile Coach pelo Agile Institute Brazil. Foi coautora no livro Ser Lider e Formar Líderes com José Roberto Marques Editora IBC, 2020, artigo publicado no livro Regimes Próprios Aspectos Relevantes, edição 11, 2017 e Ancora no Programa RPPS na Veia em conjunto com a Revista RPPS do Brasil

Fernando Ferreira Calazans: Advogado, Mestre em Administração Pública e Especialista em Gestão Previdenciária e em Direito Público, Professor de Direito, Diretor de Seguridade do Fundo de Pensão Multipatrocinado OABPrev/MG

Francisco Jorgivan Machado Leitão: Graduado em Ciências Contábeis pela CEUB e Especialista em Gestão Pública e Governamental pela UnB. Servidor de carreira do Governo do Distrito Federal, onde atuou como Analista de Políticas e Gestão Pública. Entre as experiências profissionais, desempenhou as funções de Diretor de Análise de Atos de Pessoal na Corregedoria Geral do Distrito Federal, foi Diretor e Presidente do Instituto de Previdência do Distrito Federal, Diretor de Previdência da GEAP e Gerente Regional de Saúde da GEAP/DF

Fábio Chacur Pascholati: Presidente da Associação Goiana de Medicina do Trabalho AGOMT. Membro Titular do Fórum de Saúde e Segurança do Trabalho da 18º Procuradoria Regional do Trabalho do Estado de Goiás como representante oficial da Associação Goiana de Medicina do Trabalho Membro da Sociedade Brasileira de Perícias Médicas. Gerente da Gerência de Qualidade de Vida Ocupacional do Estado de Goiás

Gilvan Cândido da Silva: Graduado em economia (UniCeub), com mestrado (Universidade Federal de Pernambuco - UFPE) e doutorado (Universidade de Brasília - UnB) em economia. Certificação profissional em previdência complementar, com ênfase em investimentos, pelo Instituto de Certificação em Seguridade Social (ICCS). Coordenador e professor do MBA Executivo em Economia e Gestão de Previdência Complementar da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Funcionário de carreira do Banco do Brasil, desde 1986. Atuou como conselheiro fiscal de empresa de seguros e previdência. Diretor-presidente de fundações de previdência complementar. Diretor administrativo, financeiro e relações com Investidores de empresa nacional do segmento de turismo e eventos. Assessor do gabinete do ministro e da Secretaria de Orçamento Federal do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (atual Ministério da Economia). Carreira profissional direcionada às áreas de previdência, investimentos, administrativa, financeira e relações com investidores. Atualmente, é presidente da Goiás Previdência.

Guilherme Walter: Atuário e Sócio da Lumens Atuarial. Atua como Consultor Previdenciário desde 2010 no ramo de Regimes Próprios de Previdência Social

Helio Carneiro Fernandes: Auditor de Contas Públicas do TCE-PB. Tem formação em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Pernambuco, possui Especialização em Contabilidade e Controladoria

Henrique Moraes Ziller: É secretário-chefe da Controladoria-Geral do Estado de Goiás (CGE-GO) desde janeiro de 2019. Foi também controlador-geral do Distrito Federal entre 2015 e 2018. É funcionário de carreira do Governo Federal, no cargo de auditor de controle externo do Tribunal de Contas da União (TCU). Mineiro de Belo Horizonte, Henrique Ziller é formado em Comunicação Social, pós-graduado em Marketing e mestre em Administração Pública pela Universidade de Brasília

Jaqueline Grifante: Gerente do Departamento de Gestão de Negócios com Clientes - (Dataprev)

Jaqueline Grifante Kmita: É empregada pública da DATAPREV desde novembro de 2011. Bacharel em Ciências da Computação pela Universidade do Oeste de Santa Cataria - UNOESC. Possui Pós-Graduação em Administração em Negócios Internacionais pela FAE Business School e Gestão em Controladoria Governamental pela Faculdade JK. Antes de integrar o serviço público, trabalhou 3 anos na área de Consultoria Empresarial e 7 anos em Negócios Internacionais. Trabalhou no Brasil e nos Emirados Árabes Unidos desempenhando as atividades de supervisora de comércio exterior nos mercados dos EAU, EUA, Reino Unido, França, Coréia do Sul e Uruguai. Nos últimos 5 (cinco) anos exerceu as funções de Gerente de Divisão, Coordenadora Geral e, atualmente, Gerente do Departamento de Gestão de Contratos com Clientes da Diretoria de Administração e Pessoas na DATAPREV, onde lidera as equipes que realizam a gestão, medição e monitoramento dos contratos com clientes.

José Marcos Alves de Barros: Gestor 14/12/1982 até 14/04/2013
Banco do Brasil S.A.
- Exerceu diversas atividades e funções no Banco do Brasil S.A., dentre elas com Gerente de Agências e órgão de grande porte, inclusive atendendo diversas empresas de relevância do cenário econômico brasileiro.

Gerente de Investimentos 25/04/2013 até dias atuais
Autarquia Municipal de Previdência e Assistência à Saúde dos Servidores (RECIPREV)
- Gestor da Carteira de Investimentos do Fundo Previdenciário RECIPREV. Participação como membro titular no Comitê de Investimentos. Iniciou com 629 milhões em ativos e atualmente está acima de 2.6 bilhões.

Instrutor 25/02/2021 até dias atuais
Nui Cursos e Treinamentos
- Instrutor dos cursos voltados para RPPS: a) Credenciamentos e DAIR; b) Política de Investimentos e DPIN; c) Pró-Gestão RPPS; d) Processos de análise e seleção de investimentos para a carteira do RPPS.

Gerente de Investimentos 2015 até dias atuais
Autarquia Municipal de Previdência e Assistência à Saúde dos Servidores (RECIPREV)
- Atuou em conjunto com a Unidade de Controles Internos implantando o Pró-Gestão Nível III na RECIPREV, sendo o primeiro nível III do Brasil.

Sócio e Fundador Fevereiro 2021 até dias atuais
Nui Cursos e Treinamentos
- Além de sócio e fundador, atua ministrando todos os cursos e também elaborou a apostila de certificação profissional para os RPPS

Formação

Bacharel em Direito 1992 - 1997
Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP
- OAB PE 16903 - 09/10/1997

MBA Gestão de Negócios 1997 Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
- Conhecimentos sobre gestão de negócios.

MBA Gestão Estratégica - Finanças Corporativas 2002 Fundação Getúlio Vargas
- Conhecimento sobre gestão e finanças.

Certificações

Novos Gestores 1998 Universidade Banco do Brasil - UNIBB
- Conhecimento e atitudes de gestores no Banco do Brasil S.A.

Responsabilidade Sócio Ambiental 2006
CESPE/UNB (Centro de Seleção e Promoção de Eventos - Universidade de Brasília - UNB)
- Conhecimento sobre ações que visem a atuação com responsabilidade sócio ambiental.

Certificação Profissional ANBIMA CPA 20
ANBIMA
- Conhecimento intermediário do mercado financeiro.

Comécio Exterior
Fundação Cesgranrio
- Conhecimento sobre Comércio Exterior e seus instrumentos.

Fundamentos em Gestão de Pessoas 2008
Fundação Cesgranrio
- Conhecimento sobre Gestão de Pessoas

Gestão do Crédito 2008
CESPE/UNB (Centro de Seleção e Promoção de Eventos - Universidade de Brasília - UNB)
- Conhecimento das ações e procedimentos pra operacionalização do crédito.

Gestão de Segurança 2009
Fundação Cesgranrio 2006 até dias atuais 2007
- Conhecimento sobre segurança na gestão de informações tecnológicas.

Marketing 2009
Fundação Cesgranrio
- Conhecimento sobre Marketing.

Prevenção e Combate a Lavagem de Dinheiro 2009
Universidade Banco do Brasil - UNIBB
- Conhecimento e procedimentos sobre lavagens de dinheiro.

Agronegócios 2011
CESPE/UNB (Centro de Seleção e Promoção de Eventos - Universidade de Brasília - UNB)
- Conhecimentos sobre agronegócios do Brasil

Conformidade e Controles Internos 2011
CESPE/UNB (Centro de Seleção e Promoção de Eventos - Universidade de Brasília - UNB)
- Conhecimento sobre oa procedimentos e atividades de controle.

Língua Inglesa INT B1 BULATS STD2 INTERMEDIáRIO 2012
GREAT IDIOMAS - SP - Certificadora autorizada BULATS (Business Language Testing Service)
- Teste escrito e oral sobre o nível de conhecimento de Inglês.

Gestor de Regime Próprio de Previdência Social (CGRPPS) 2016
APIMEC (Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais) e ABIPEM (Associação Brasileira de Instituições de Previdência Estaduais e Municipais)
- Conhecimento sobre Regimes Próprios de Previdência (RPPS).

Certificação Analista de Investimentos ANBIMA CEA ANBIMA 2016 até dias atuais
- Conhecimento avançado sobre o mercado financeiro.

Certificação Agente Autônomo de Investimentos - AAI 2019 ANCORD
- Conhecimento sobre distribuição de fundos de investimentos.

Cursos e Treinamentos
Mais de 130 cursos e treinamentos em diversas áreas em especial mercado financeiro 1983-2013

Universidade Banco do Brasil - UNIBB
- Diversos cursos e treinamentos em especial do mercado financeiro.

Gestão de Recursos Humanos 1998 Fundação Getúlio Vargas
- Conhecimentos sobre a gestão de recursos humanos.

Finanças para gerência e desenvolvimento de negócios 1998 Fundação Instituto de Administração - FIA (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo)
- Conhecimento sobre finanças de modo geral e a gestão dos negócios.

ACS AMANA - Atualização Gerencil 2000 Amana-Key - Desenvolvimento e Educação - Brasília- DF
- Atuação de lideres.

Lider do Futuro 2009 Crescimentum - Alta Performance em Liderança - SP
- Atuação dos lideres.

Instrutor / Palestras

52o Congresso Nacional da ABIPEM 2018 ABIPEM
- Atuação como palestrante: Como fazer o credenciamento de Instituições e Fundos de Investimentos em um RPPS.

1o Congresso Brasileiro de Investimentos dos RPPS 2019 ABIPEM
- Atuação como Palestrante sobre como elaborar a Política de Investimentos, sua aprovação e acompanhamento.

Política de Investimentos: Princípios, formalização, implantação e fiscalização 2019 ABIPEM
- Política de Investimentos: Princípios, formalização, implantação e fiscalização.

2o Congresso Brasileiro de Investimentos dos RPPS 2019 ABIPEM
- 2o Congresso Brasileiro de Investimentos dos RPPS - Os limites da 3922 ante ao novo cenário - o Pró-gestão como ferramenta de gestão de investimentos.

GT Nova resolução dos investimentos RPPS 2019 - 2020 Secretaria de Previdência (SPREV)
- PORTARIAS SPREV No 12 e No 25 de 23/04/2019 e 19/07/2019, respectivamente. Participante do grupo de trabalho com o objetivo de avaliar as normas sobre as aplicações de recursos e parâmetros gerais de gestão dos investimentos dos RPPS dos servidores públicos da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, receber e analisar estudos e sugestões formuladas por entidades representativas de participantes do mercado financeiro e elaborar propostas para o seu aperfeiçoamento.

Gestão do RPPS Diversas datas APEPP e ANEPP
- Palestrante sobre Gestão RPPS e Investimentos

Diversos cursos e palestras: Como fazer o DPIN e DAIR Diversas datas
- Instrutor de cursos e treinamentos para gestores de RPPS de como fazer o DPIN e DAIR, em diversas regiões do Brasil

José Wagner da Silva Marcelino: Chefe de Serviço da Divisão de Atendimento e Assuntos Administrativos

José Wilson da Silva Neto: Coordenador-Geral de Atuária, Contabilidade e Investimentos - SPREV

Laura Schwerz: Coordenadora-Geral de Estruturações de Informações Previdenciárias

Leonardo da Silva Motta: Coordenador-Geral de Normatização e Acompanhamento Legal / SPREV

Magadar Rosália da Costa Briguet: Bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo, Especialista em Direito do Estado pela USP, Procuradora do Município de São Paulo aposentada e ex-assessora do Tribunal de Contas do Município de São Paulo, consultora jurídica da ABIPEM e APEPREM, palestrante e advogada

Majoly Aline dos A. Hardy: Procuradora do Município de Curitiba. Assessora Previdenciária do Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba-IPMC. Certificada pelo ICSS. Membro da Comissão de Direito Previdenciário da OAB/PR. Ex-Membro do Conselho de Administração da PARANAPREVIDÊNCIA e do Conselho Deliberativo da OABPrev/PR. Coordenadora da COPAJURE-Comissão Permanente de Acompanhamento de Ações Judiciais Relevantes aos RPPS, vinculada ao CONAPREV. Secretária da ABIPEM. Mediadora certificada pelo Instituto de Certificação e Formação de Mediadores Lusófonos-ICFML em Portugal

Marcelo Procópio Drumond Silva: Chefe de Divisão de Informações Previdenciárias

Marcia Lucia Paes Caldas: Técnica do Seguro Social

Marcia Paim Romera: Coordenadora-Geral de Diretrizes e Normas de Previdência Complementar Auditora Federal de Finanças e Controle da Secretaria do Tesouro Nacional, atualmente exerce a função de Coordenadora-Geral de Diretrizes e Normas de Previdência Complementar da Secretaria da Previdência. Também exerceu o cargo de Gerente de Estratégia e Desenvolvimento de Mercado da Coordenação Geral de Operações da Dívida Pública entre 2010 até abril/2019 na Secretaria do Tesouro Nacional. É membro do Conselho Nacional de Previdência Complementar, representando a Secretaria de Previdência. No Banco do Brasil, entre março de 2000 a março de 2007, exerceu o cargo de Analista Sênior da Diretoria de Controladoria. Mestre em Gestão Econômica de Negócios pela Universidade de Brasília, especialista em Gestão em Instituições Financeiras, com foco em mercado de capitais pela Universidade Católica, e graduada em Ciências Econômicas pela Universidade de Brasília

Marco Aurélio Mendonça: Psicólogo Clínico com ênfase em Terapia Cognitivo Comportamental. Especialista em Psicologia do Trânsito. Coordenador do Núcleo de Atenção Psicossocial da Gerência de Qualidade de Vida Ocupacional

Mario Galvão: No serviço público desde 2003, trabalho a cada dia para compreender melhor as necessidades do cidadão. Me sensibilizar com situações básicas e, em muitas vezes, me indignar e lutar contra situações ultrajantes que o próprio Estado promove. Entendo que o Estado precisa ser forte, mas não pesado; precisa ser firme, mas não burocrático; precisa ser eficiente, mas não afobado. Enfim, é um desafio diário lutar por um Estado cada vez mais barato para a sociedade e mais efetivo em suas políticas públicas. Também sou aficionado por assuntos ligados à Educação Financeira, Poupança de Longo Prazo e Previdência

Miguel Antônio Fernandes Chaves: Coordenador-Geral de Auditoria e Contencioso

Miguel Horvath Júnior: Doutor em Direito das Relações Sociais pela PUC SP. Procurador Federal. Membro da Academia Brasileira de Seguridade Social (ABDSS). Professor do Mestrado e Doutorado da PUC-SP. Autor de obras jurídicas

Nara Alves Moraes: Gerente de Contas - DATAPREV

Narlon Gutierre Nogueira: Secretário de Previdência do Ministério da Economia

Otoni Gonçalves Guimarães: Subsecretario do Regime de Previdência Complementar

Paulo Fontoura Valle: Auditor Federal de Finanças e Controle da Secretaria do Tesouro Nacional, atualmente exercendo o cargo de Subsecretário de Previdência Complementar da Secretaria de Previdência e Presidente Substituto do CNPC. Exerceu o cargo de Presidente da Brasilprev de dezembro/2015 a março/2018, empresa especializada em previdência privada. Foi o Subsecretário da Dívida Pública do Tesouro Nacional de 2006 a 2015, tendo sido responsável pela administração das dívidas interna e externa da União e pelo relacionamento com investidores nacionais, estrangeiros e agências de rating. Também exerceu o cargo de Coordenador-Geral de Operações da Dívida Pública de 1999 a 2006. Atuou como Vice-Presidente da Federação Nacional de Previdência e Vida - Fenaprevi entre janeiro/2016 a março/2018, e foi membro dos Conselhos de Administração da Brasilprev (2007 a 2009) e da Caixa Econômica Federal (2006 a 2012). Foi membro dos Conselhos Fiscais do BNDES (2011 a 2015), BR Distribuidora (2012 a 2015) e Vale do Rio Doce (2013 a 2015). MBA em Finanças pelo IBMEC em 1996 e Especialização em Economia na George Washington University - Washington em 1998

Paulo di Blasi: Consultor de Investimentos, Professor de Pós-Graduação e MBA da FGV e do IBMEC

Ricardo Pena: Diretor Presidente da FUNPRESP - É economista, pós-graduado em Finanças e Atuária pela Universidade de São Paulo (USP) e doutor em Demografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG/CEDEPLAR). Auditor fiscal da Receita Federal, ele preside a Funpresp desde dezembro de 2012. Pena também foi Secretário de Previdência Complementar do Ministério da Previdência entre 2008 e 2009, tendo sido antes secretário-adjunto. Em 2010, foi o primeiro presidente da Superintendência Nacional de Previdência Complementar - Previc. Antes de assumir o cargo de diretor-presidente da Funpresp era Assessor da Secretaria Executiva do Ministério da Fazenda, na qual acompanhou a tramitação do Projeto de Lei 1992, de 2007. Foi um dos principais articuladores da Lei 12.154/2009, que criou a Superintendência Nacional de Previdência Complementar - Previc, incluindo o Conselho Nacional de Previdência Complementar e a Câmara de Recursos da Previdência Complementar na estrutura básica do Ministério da Previdência. Ricardo Pena é professor de Pós-Graduação no Centro Universitário do Distrito Federal - UDF e também da Fundação Getúlio Vargas - FGV

Ronaldo Borges da Fonseca: Economista, profissional com mais de 30 anos de atuação no mercado financeiro brasileiro sendo os 10 últimos acompanhando, participando e contribuindo com a evolução do sistema previdenciário público brasileiro. Neste período contribuiu com artigos em revistas direcionadas ao segmento dos RPPSs, participou como ouvinte e de mesas e proferiu palestras em eventos da ABIPEM, APEPREV (Paraná), APEPREM (São Paulo) e AEPREMERJ (Rio de Janeiro), além da montagem e instrução de diversos cursos direcionados a capacitação de Conselheiros e Membros de Comitês de Investimentos com temas pertinentes ao mercado financeiro e de capitais e aqueles preparatórios às certificações ANBIMA CPA-10 e CPA-20 e APIMEC - CGRPPS. Através da Mais Valia Consultoria em 2015 obteve o 2º lugar no III CNPP - Congresso Nacional de Pesquisa Previdenciária promovido pela ABIPEM. A Mais Valia Consultoria Ltda e seu Diretor estão credenciados como consultores de valores mobiliários junto a Comissão de Valores Mobiliários - CVM. O Sr. Ronaldo também possui os credenciamentos ANBIMA - CPA 20 e APIMEC - CGRPPS, além de registro junto ao Conselho Regional de Economistas - CORECON

Ronaldo de Oliveira: Sócio Diretor Fundador e Representante Legal das empresas LDB (LADO DO BEM): LDB CONSULTORIA FINANCEIRA LTDA, LDB EDUCAÇÃO EXECUTIVA LTDA, LDB CONSULTORIA E AUDITORIA ATUARIAL LTDA, LDB PRÓ GESTÃO LTDA e LDB PREVIDÊNCIA NO BRASIL. Bacharel em Estatística pela Universidade de São Paulo (Instituto de Matemática e Estatística - 1993 à 1997); Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP - 1994 à 1998); Mestre em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (POLI/USP - 1999 à 2003); Bacharel em Ciências Atuariais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP - 2003 à 2007). Estatístico: Conselho Regional de Estatística (CONRE) 3ª Região sob nº: 7.717; Advogado: Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SP) sob nº: 162.211; Atuário: Registro no Ministério do Trabalho sob nº: 2.207

Vitor Leitão: Mestre em Economia pela Universidade Federal do Ceará - UFC e sócio-fundador da LEMA Economia & Finanças. Consultor de Investimentos registrado na CVM, atua com RPPS há 10 anos e está na linha de frente de trabalho, ministrando cursos e palestras, assim como no planejamento e execução dos serviços de consultoria para os diversos clientes LEMA







  Apresentação Inscrições Contato    

ABIPEM ©2024. Todos os direitos reservados.