Workshop CONTABILIDADE PÚBLICA

09 de Junho de 2022 (quinta-feira)
09:00 hs
Tema: A Contabilidade no contexto da Certificação Profissional para os RPPS
Ementa: Com o advento da lei 13.846/19, a lei 9717/98, passar a ter o artigo 8º B, cujo inciso III, menciona como requisitos para o gestor possuir comprovada experiência no exercício de atividade nas áreas financeira, administrativa, contábil, jurídica, de fiscalização, atuarial ou de auditoria. Todas elas estão relacionadas à prática da contabilidade do RPPS. Logo, a ementa sobre a certificação de gestores, comitês e conselhos está embasada nas mesmas áreas exploradas na palestra.

Palestrante: Maria Regina Ricardo
10:30 hs - Coffee Break
11:00 hs
Tema: Custeio das Despesas Administrativas do RPPS
Ementa: A palestra deverá contemplar os conceitos, possibilidades, fundamentos, forma de cálculo e gestão dos recursos previdenciários para o custeamento das despesas administrativas dos RPPS.

Palestrante: Otoni Gonçalves Guimarães
12:30 hs - Almoço
14:00 hs
Tema: O Sistema Único e Integrado de Execução Orçamentária, Administração Financeira e Controle - SIAFIC
Ementa: A palestra deverá enfatizar os conceitos e fundamentos da ferramenta como um conjunto de rotinas, processos, procedimentos e requisitos para gestão da execução orçamentária, administração financeira e controle dos Entes públicos, bem como as políticas de implementação.

Palestrante: Marcus Vinicius
15:30 hs - Coffee Break
16:00 hs
Tema: Tratamento Contábil da Carteira de Investimentos
Ementa: Aspectos orçamentários, contábeis e fiscais relacionados ao tratamento contábil da carteira de investimentos dos RPPSs.

Palestrante: Diana Vaz de Lima
"Esta programação poderá sofrer alterações de conteúdo sem prévio aviso, mantendo inalterados os horários das palestras".